sábado, 7 de novembro de 2015

Enfrentando os Dilemas !

A dependência química / alcóolica das pessoas que convivem conosco desestabiliza toda a energia e os esforços que concentramos para nos desenvolvermos.
 
A estagnação ou retroação é uma característica bem comum dessa doença, desde sua fase ativa até mesmo na reabilitação.
As dificuldades que todos tem em suas vidas são estimuladas pela compulsão, oscilação de humor, descontentamento e um enorme vazio que precisa ser preenchido, alguns  dependentes preenchem com drogas, outros já sem o uso das substancias preenchem com exagero nas alimentações, relações amorosas doentias, fugas regionais, pessoais, situacionais.

Porém é notório a grande dificuldade das pessoas mais próximas em notar que essa pessoa é portadora de uma doença reconhecida pelo OMS (Organização Mundial de Saúde) que é progressiva e fatal caso não seja estagnada.
O portador dessa doença não é como qualquer outra pessoa, todas as suas qualidades e defeitos são exacerbados, causando imensa inabilidade com a vida em um contexto geral.

A reabilitação é um processo de reeducação, onde é necessário muito esforço e boa vontade para romper hábitos e costumes doentios que causam autodestruição.

O dependente é expert em auto sabotagem, programar mentalmente sua destruição e caminhar até ela lentamente, mas sem se esquecer de ter 'bons motivos" para isso. Sempre que há uma recaída é possível que o dependente tenha uma lista pronta dos motivos pelos quais ele foi usar drogas, incluindo bem explicitamente a culpa das pessoas mais próximas.
 
O que resta aos codependentes é uma busca intensa de conhecimento, sempre colocando a frente o amor próprio, querer o bem do dependente químico não é o suficiente para muda-lo, afinal ninguém tem o poder de mudar o outro, o que podemos e devemos é mudarmos a nós mesmos, aceitando nossos limites, não nos permitindo a quebrar valores morais e éticos em nome da dependência do outro, somente essa simples atitude poderá ter impactos surpreendentes na reabilitação alheia, acredite, são os detalhes que fazem toda a diferença.
 
 
By Camila Oliveira Mello
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário