sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Dependência Química - De quem é a culpa?

Quando a família se depara com um membro que é dependente químico ou alcóolico, é comum em primeiro lugar fechar os olhos para tudo o que acontece, posteriormente procurar um culpado para a situação é o foco de todos.
 
 
 
 
Porem, vale ressaltar que a dependência química é uma doença (OMS) e que pode ter caráter hereditário, portanto a diferença entre quem usa de vez em quando e não se vicia e o dependente que em seu primeiro uso já tem traços de compulsão, o que futuramente descontrola e atinge todos os níveis da vida da pessoa e de quem esta em torno.
No Modelo Cognitivo de Aaron Beck é considerado o uso de substancias uma estratégia compensatória que tem a função de eliminar e neutralizar crenças disfuncionais básicas e centrais a respeito de si, do outro, do mundo e das relações entre eles.
Aos Pais resta o papel de Responsabilidade sobre o dependente e jamais a culpa, pois independente do que tenham feito para educar seus filhos, temos a certeza que foi feito o seu melhor; Mas não há como fugir da responsabilidade de fazer algo pelo dependente para que o dano seja revertido e a reabilitação alcançada.
 
Não se esqueçam: Você é Responsável pela vida de seu filho!
 
Precisa de Ajuda?
Entre em contato conosco:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário