sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A CoDependência – Ajuda mútua ou fracasso mútuo - Auxílio aos familiares de dependentes

Codependência é um termo da área de saúde usado para se referir a pessoas fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria dependência de uma substância (como álcool ou drogas ilícitas) . É um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando o comportamento patológico. O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente dele emocionalmente, sendo excessivamente permissivo, tolerante e compreensivo com os abusos do outro, mesmo que este seja excessivamente controlador, perfeccionista e autoritário. É comum que o codependente coloque as necessidades do outro, acima de suas próprias. Pesquisas apontam que para um dependente de álcool/drogas existem pelo menos quatro codependentes extremamente envolvidos no quadro do doente, fazendo com que facilitem ou dificultem a recuperação do mesmo.
 
Facilitar: O termo facilitar aqui significa que os familiares envolvidos na situação estão totalmente dispostos a encontrar a resolutiva para a problemática, pesquisando, procurando orientações de profissionais, frequentando grupos de ajuda, enfim, se esforçando para contribuir positivamente na reabilitação de seu ente querido.
 
Dificultar: O termo dificultar, infelizmente, diz respeita a grande parte dos familiares, que superestimam ou subestimam seu familiar dependente, cometendo erros que podem leva-lo mais rapidamente de volta ao uso.
 
Em uma próxima postagem irei detalhar mais alguns pontos cruciais para que a reabilitação do dependente seja um processo natural e menos doloroso do que conseguimos constatar em nossos trabalhos de acompanhamento do desenvolvimento da recuperação dos pacientes.
 
Este blog é uma continuação no trabalho desenvolvido há mais de dez anos pela Equipe Anjos de Uma Asa:
 
 
Juntos podemos ir mais longe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário