sábado, 5 de março de 2016

O que é Internação Involuntária?

A internação involuntária é a pratica de utilizar meios legais para internar uma pessoa em uma Clínica de Reabilitação, contra a vontade ou sob seus protestos. Indicada para pessoas que estão em um nível avançado da dependência química ou alcóolica, que precisam de tratamento, mas não aceitam a internação. Onde o dependente perdeu a liberdade de escolha e não consegue mais escolher entre o consumo da substancia e a abstinência.
 


 
Geralmente, a família toma a iniciativa da internação, já que nesta fase o individuo esta tomado pela dependência, ele não consegue mais distinguir o que faz bem ou mal para si e sua família, podendo sofrer consequências graves, inclusive a morte.
 
A internação involuntária está prevista pela Lei 10.216 de 6 de Abril de 2002, regulamentada pela portaria federal n 2.391/2002/GM. Após a solicitação à Clinica, o Ministério Publico é informado, este processo é realizado após o diagnostico e laudo médico que são emitidos pela clinica. Somente pessoas de laço consanguíneo podem internar seus familiares contra a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário